segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Aparelho Hyrax Travado

Olá!

Nos últimos dias a pressão estava aumentando bastante e após 7 dias de ativação do aparelho, finalmente o dentista o travou no dia 23/01/15.

Fiquei aliviada de não ter que ativá-lo mais :-)
Conforme falei, não que a dor seja imensa, é mais um desconforto.

O dia a dia com o Aparelho Hyrax 

Eu estava com muito receio sobre como seria usar o aparelho, eis como tem sido minha experiência:

Fala:  Tive pouca alteração. Quase imperceptível depois de alguns dias. Quando tenho alguma reunião e preciso falar um pouco mais rapidamente e alto, sinto um pouco mais. Mas depois de um tempo você acostuma, acredito que é melhor quando começa a esquecer que está usando o aparelho. Assim, fala sem receio. Tenho um pouco de dificuldade com palavras com as letras "g" e "j".

Dor: Senti bastante pressão nas últimas ativações, não é bem uma dor... apenas um latejar nos dentes/gengiva. Sempre ativei um pouco antes de dormir, então eu dormia e no dia seguinte já estava normal. No meu aparelho foram colocados uns "braquetes" (é o mesmo utilizado no aparelho convencional) que me incomodaram 1 dias apenas. Usei uma cera (comprada na farmácia mesmo) que ajudou bastante.

Alimentação: Sem dúvida,  a alteração mais perceptível. Nos primeiros dias, estranhei bastante. Só consigo mastigar de um lado de cada vez, a comida frequentemente sobre pra cima do aparelho e fica presa entre ele o o céu da boca. Por enquanto não consigo comer nada que seja mais rígido (ex: bife de boi). Sinto dor quando mastigo com mais força em alguns dentes específicos. Dicas alimentação: Coma alimentos macios como arroz, feijão, batata, cenoura, macarrão - tudo muito bem cozido. Sobre carnes - evite carnes de boi que são mais duras, dá muito trabalho pra comer e você acaba não sentindo o gosto direito. Opte por peixe e frango ( nada a milanesa). Sempre corte e amasse os alimentos antes de colocar na boca. Com o tempo se acostumará e a comida ficará menos presa no aparelho.

Higienização: Minha boca nunca esteve tão limpa! É bem comum que fique algum alimento preso no aparelho e você pode não perceber, ou perceber (para seu tormento.. rs). Algumas coisa você consegue tirar com a língua mesmo, mas é bom tomar cuidado, com o tempo a língua pode ir se ferindo por fazer esse movimento repentinamente (isso não aconteceu comigo ainda). Tomar água é o melhor remédio, durante e após as refeições. Sempre bebo água e dou aquela agitada na boca. Depois disso, passo fio dental em todos os dentes (exceto os que estão com o aparelho, o fio não entra). Às vezes consigo passar o fio por cima do aparelho, perto do céu da boca, mas é bem difícil, mesmo com aquele "facilitador", e ele acaba retirando algo. Escovo os dentes da forma correta (como nunca fiz na da vida) - de baixo pra cima, de cima pra baixo. Escovo bem o aparelho, nada de força, apenas com bastante repetição. Depois uso uma seringa (você pode comprar na farmácia - tire a agulha ok?) com água pra tentar remover algo com a pressão do jato. Após isso, encho a seringa com enxaguante bucal e jogo direto no aparelho, fazendo bochecho. Entre os processos, vou usando o limpador de língua, ele é ótimo pra higienizar, pois o aparelho atrapalha um pouco para cuspir. Depois dessa maratona, dentes limpos como nunca! =E

No mais é isso! Tenho retorno no dia 09/02/15 para colocar o aparelho na parte superior. Optei pelo aparelho auto-ligável, cujo o tratamento é tido como mais eficiente. Nos próximos posts falarei sobre minha experiência com ele. Até lá!







terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ativando o aparelho Hyrax

Olá todos!

Conforme post anterior, coloquei o aparelho Hyrax no dia 16/01/15, no mesmo dia o dentista já fez uma ativação do aparelho e me ensinou como fazer. Você recebe uma chavinha que fará a rotação do parafuso que fica no meio do aparelho. O número e período de ativações depende muito de cada caso e da forma de trabalhar de cada dentista.

No meu caso, iria fazer 4 ativações de uma única vez por 4 dias (considerando que no dia da colocação já foi ativada 1 vez, então seriam + 3 dias ativando). Ficaria então:
4 ativações no dia 17/01
4 ativações no dia 18/01
4 ativações no dia 19/01

Sobre a ativações:

Chave hyrax
Quando fiz a ativação lá no consultório achei bem tranquilo. Eu estava deitada, com um espelho bem posicionado e com muita iluminação. Já em casa senti um pouco de dificuldade. O aparelho fica bem em cima, no céu da boca, você tem que levantar bem a cabeça pra ver, mas quanto mais levanta a cabeça, mais seus rosto, nariz.. fica na frente dos olhos na direção do espelho. 

Tive que contar com a ajuda de outra pessoa para encaixar a chavinha no buraquinho, após isso eu fazia o giro. A chavinha é essa: 
O dentista marcou um posição como base, você deve segurar a chave como se fosse uma pinça, com os dedos polegar e indicador, o restante dos dedos fica mais esticado, pois assim você enxerga melhor e não coloca todos os dedos na boca.




Ativando hyrax
Ativando hyrax
Após inserir a chave no buraquinho, faz o giro para trás e tira a chave na posição final, para não correr o risco de desfazer a volta. Na primeira volta senti uma pressão muito grande nos dentes e na face, cheguei a pensar que tinha feito uma volta maior do que a recomendada e olha que ainda faltavam mais 3 voltas e elas deveriam ser seguidas. Na segunda volta a pressão aumentou e assim foi até a quarta volta. Meus dentes ficaram latejando e sentia um pouco de pressão na face. Mas assim, nada de dor, só um desconforto e estranheza pela novidade. Tomei um remédio para dor (paracetamol) e fui dormir.




Repeti o procedimento nos outros dois dias, apenas na última ativação que senti um desconforto maior num dente específico. Não foi dor, apenas uma sensibilidade maior, logo passou. Nesses último dias, consegui ativar sozinha, contei com a ajuda de uma lanterninha para iluminar o buraquinho.

No dia 21/01/15 retornei ao consultório com intuito de travar o aparelho. Terei que ficar mais uns 5 meses usando o aparelho travado, isso ocorre com o objetivo de "calcificar" a mudança. Fazendo com que o dentes não voltem a ser como antes. 

Após análise do dentista, foi constatado que a abertura não foi suficiente, ele fez mais 5 ativações na hora e me passou mais 2 dias de ativações. Voltarei no consultório no dia 23/01/15 para nova análise e espero travar o aparelho.

Como funciona o aparelho Hyrax


Este vídeo ilustra muito bem o funcionamento do aparelho hyrax. Clique e confira:


sábado, 17 de janeiro de 2015

Colocando o aparelho Hyrax

Olá, tudo bem?

Depois de alguns dias com a borrachinha nos dentes, retorno ao dentista no dia 16/01/15 para colocar o aparelho Hyrax. Confesso que li muitas coisas à respeito e cheguei a conversar com pessoas que já o utilizaram e isso me deixou com muito receio. 
Eu pensava: "Ahhh, é a última vez que toco meu céu da boca com a língua, só voltarei a fazer isso em muitos meses", " Ahh, não vou poder falar direito, vou me envergonhar nas reuniões", "Ahh, vou parar de sorrir"... Coisa do tipo. Me preparando para o pior, como se estivesse no corredor da morte.. haha


Foto da internet
Fui chamada pelo dentista, deitei na cadeira e lá veio ele Foram retiradas as borrachinhas e encaixado o aparelho. Mas, por algum santo motivo, o aparelho não se encaixou perfeitamente. 
   Foi necessário usar uma espécie de broca para abrir mais espaço entres os dentes. isso não é o tipo de coisa que dói, apenas incomoda, depois de um tempo vibrando seu dente, começa a dar certa agonia na raiz. Feito isso, o aparelho ficou ajustado. Ele então, colocou massa (tipo um cimento) e encaixou o aparelho, depois disso tive que morder cada lado para fechar os ferrinhos e ficar um bom tempo com a boca aberta esperando secar.

Enfim, acabou a instalação, eu estava caladinha todo tempo e após colocar já comecei a falar palavras com "s" "g" "j" que eram os relatos de dificuldade que ouvi. e para minha surpresa, minha fala ficou bem de boa, não interferiu quase nada. Eu não parava de falar, surpresa com aquilo, pois li tanto sobre o quanto o aparelho atrapalhava e no fim, cada um é cada um e terá um resposta diferente ao tratamento.

Fui para casa tranquila e aliviada com esse bonitinho aí da foto ao lado:

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tirando Molde para aparelho Hyrax

Olá todos!

Após receber o diagnóstico (09/01/15), era hora de falar sobre o tal aparelho responsável por causar a expansão da mandíbula. 
O aparelho Hyrax fica no céu da boca e é fixado nos dentes que serão expandidos. a expansão é provocada através da ativação de um parafuso, que pode ser ativado uma ou duas vezes por dia, depende de cada caso e do dentista.

No mesmo dia que recebi o diagnóstico, já decidi por colocar o aparelho. Foi uma decisão um tanto quanto rápida e já coloquei os separadores, que são borrachinhas que ficam entre os dentes com intuito de criar abertura para instalação do aparelho. Confesso que isso doeu um pouco mais do que esperava. O dentista enfiou o fio com muita força, forçando a gengiva e cansando um grande desconforto. =´S

Foram colocadas 4 borrachinhas de cada lado, conforme a foto: 

Fiquei com elas por 3 dias, até meu retorno. Nesse período tive bastante dor e dificuldade para comer. No dia do retorno (12/01/15) elas foram retiradas ( que alívio!) para tirar o molde do aparelho Hyrax.
Eu estava bem tranquila, pois me disseram que o molde era só morder uma massinha e tal... poderia causar apenas ânsia de vômito... Mal sabia que o pior estava por vir...

O dentista veio com com alicate, uns ferrinhos e tudo mais... Começou a colocar esses ferrinhos entre os meus dentes com muita força. Ele ia entortando esses ferrinhos no próprio dente com o alicate. Nossa, doeu muitooo. em alguns momentos ele me pedia pra morder (pra entornar o ferrinho), mas eu sentia que o ferrinho estava entrando na gengiva (como eu ia morder algo que estava entrando na gengiva?!), eu não queria e ele dizia "vamos boneca, morde"... Nossa gente, foi bem dolorido. eu comecei a chorar (sem querer) e ele ia secando minhas lágrimas uma vez ou outra... Depois eu ria disso, mas só depois...

Depois do sufoco, veio o que eu realmente estava esperando... o molde de massinha! Eêêê!!! Isso realmente é bem tranquilo. Você morde e fica um tempo com aquilo na boca, nada demais...
No final voltam as tais borrachinhas azuis, mas como o espaço já está mais aberto, o incômodo de colocar foi menor, embora a dificuldade de comer, permaneça...


sábado, 10 de janeiro de 2015

O diagnóstico!

Day
Olá! Sou a Day.

Tenho 28 anos e sempre gostei do meu sorriso. Você meio que se acostuma com o seu sorriso, sempre sorri pra fotos e até recebia elogios e isso te faz pensar que está tudo bem.
Certo dia um amigo comentou que eu tinha os dentes um pouco tortos e desde então comecei a reparar um pouco mais nisso. Tipo quando alguém diz que você está magra ou gordinha e aquele comentário começa a te perseguir sabe?


Bem antes disso, confesso que já me incomodava com um pouco de dor de cabeça e na mandíbula. Tenho uma vida um pouco estressante com muitos compromissos e tinha certa dificuldade de me desligar do trabalho. Chegava em casa e não parava de pensar nos compromissos e acabava por dormir um pouco tensa. Isso meio que justificava a minha dor, pelo menos pra mim.


O Diagnóstico

No início desse ano decidi fazer uma avaliação com um ortodontista, foi algo não muito pensando. O local é uma instituição de pós-graduação que faz atendimentos sem cobrar avaliação.

Dia 09/01/2015 (sexta-feira)  lá estava eu, na sala de espera, aguardando (obviamente) ser atendida.
Fui atendida pelo professor doutor (ufa!), pois é sempre ele que faz as avaliações. Ele pediu para que eu mostrasse minha mordida (e mordi a mão dele! brincadeira) e mostrei. Bastaram alguns segundos pra ele me dar um cutucão e dizer: Porque você não veio tratar disso antes??!!

Eu fiquei meio sem entender e fomos para a sala dele conversar. Foi então que ele me explicou que eu tenho a arcada superior mais estreita e por esse motivo, tenho a mordida errada, que consequentemente me causa as dores.

Por ter mais de 18 anos, o tratamento ideal seria a realização de uma cirurgia para expansão da maxila causando a disjunção palatina. Quando você tem menos de 18 anos, não precisa de cirurgia e pode fazer isso apenas com a utilização de um aparelho, pois os ossos ainda apresentam certo movimento. Já em adultos, os ossos apresentam resistência. A cirurgia teria que ser feita por um médico especialista, fora dali e custaria uma média de 5 mil reais. Aqui tem uma foto (da internet) para entenderem o quando eu fiquei assustada:
Cirurgia


Minha primeira reação foi dizer, não.. Não vou fazer uma cirurgia! Fiquei assustada com o diagnóstico. Nunca havia ouvido falar sobre o assunto, então isso te deixa assustada, concorda?

Após o susto, ele disse que essa seria a forma mais adequada de tratar isso, mas que também poderíamos utilizar um aparelho que ajudaria a melhorar a mordida. Não necessariamente conseguiria os mesmos resultados, mas certamente iria melhorar a situação atual. 

Tudo aconteceu tão rápido e de uma forma tão inesperada que logo concordei. Acredito que quando você se vê diante de uma possível cirurgia, a utilização de um aparelho parece algo mais leve. Mas eu estava sendo inocente e mal sabia o que viria adiante...