sábado, 10 de janeiro de 2015

O diagnóstico!

Day
Olá! Sou a Day.

Tenho 28 anos e sempre gostei do meu sorriso. Você meio que se acostuma com o seu sorriso, sempre sorri pra fotos e até recebia elogios e isso te faz pensar que está tudo bem.
Certo dia um amigo comentou que eu tinha os dentes um pouco tortos e desde então comecei a reparar um pouco mais nisso. Tipo quando alguém diz que você está magra ou gordinha e aquele comentário começa a te perseguir sabe?


Bem antes disso, confesso que já me incomodava com um pouco de dor de cabeça e na mandíbula. Tenho uma vida um pouco estressante com muitos compromissos e tinha certa dificuldade de me desligar do trabalho. Chegava em casa e não parava de pensar nos compromissos e acabava por dormir um pouco tensa. Isso meio que justificava a minha dor, pelo menos pra mim.


O Diagnóstico

No início desse ano decidi fazer uma avaliação com um ortodontista, foi algo não muito pensando. O local é uma instituição de pós-graduação que faz atendimentos sem cobrar avaliação.

Dia 09/01/2015 (sexta-feira)  lá estava eu, na sala de espera, aguardando (obviamente) ser atendida.
Fui atendida pelo professor doutor (ufa!), pois é sempre ele que faz as avaliações. Ele pediu para que eu mostrasse minha mordida (e mordi a mão dele! brincadeira) e mostrei. Bastaram alguns segundos pra ele me dar um cutucão e dizer: Porque você não veio tratar disso antes??!!

Eu fiquei meio sem entender e fomos para a sala dele conversar. Foi então que ele me explicou que eu tenho a arcada superior mais estreita e por esse motivo, tenho a mordida errada, que consequentemente me causa as dores.

Por ter mais de 18 anos, o tratamento ideal seria a realização de uma cirurgia para expansão da maxila causando a disjunção palatina. Quando você tem menos de 18 anos, não precisa de cirurgia e pode fazer isso apenas com a utilização de um aparelho, pois os ossos ainda apresentam certo movimento. Já em adultos, os ossos apresentam resistência. A cirurgia teria que ser feita por um médico especialista, fora dali e custaria uma média de 5 mil reais. Aqui tem uma foto (da internet) para entenderem o quando eu fiquei assustada:
Cirurgia


Minha primeira reação foi dizer, não.. Não vou fazer uma cirurgia! Fiquei assustada com o diagnóstico. Nunca havia ouvido falar sobre o assunto, então isso te deixa assustada, concorda?

Após o susto, ele disse que essa seria a forma mais adequada de tratar isso, mas que também poderíamos utilizar um aparelho que ajudaria a melhorar a mordida. Não necessariamente conseguiria os mesmos resultados, mas certamente iria melhorar a situação atual. 

Tudo aconteceu tão rápido e de uma forma tão inesperada que logo concordei. Acredito que quando você se vê diante de uma possível cirurgia, a utilização de um aparelho parece algo mais leve. Mas eu estava sendo inocente e mal sabia o que viria adiante...