terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ativando o aparelho Hyrax

Olá todos!

Conforme post anterior, coloquei o aparelho Hyrax no dia 16/01/15, no mesmo dia o dentista já fez uma ativação do aparelho e me ensinou como fazer. Você recebe uma chavinha que fará a rotação do parafuso que fica no meio do aparelho. O número e período de ativações depende muito de cada caso e da forma de trabalhar de cada dentista.

No meu caso, iria fazer 4 ativações de uma única vez por 4 dias (considerando que no dia da colocação já foi ativada 1 vez, então seriam + 3 dias ativando). Ficaria então:
4 ativações no dia 17/01
4 ativações no dia 18/01
4 ativações no dia 19/01

Sobre a ativações:

Chave hyrax
Quando fiz a ativação lá no consultório achei bem tranquilo. Eu estava deitada, com um espelho bem posicionado e com muita iluminação. Já em casa senti um pouco de dificuldade. O aparelho fica bem em cima, no céu da boca, você tem que levantar bem a cabeça pra ver, mas quanto mais levanta a cabeça, mais seus rosto, nariz.. fica na frente dos olhos na direção do espelho. 

Tive que contar com a ajuda de outra pessoa para encaixar a chavinha no buraquinho, após isso eu fazia o giro. A chavinha é essa: 
O dentista marcou um posição como base, você deve segurar a chave como se fosse uma pinça, com os dedos polegar e indicador, o restante dos dedos fica mais esticado, pois assim você enxerga melhor e não coloca todos os dedos na boca.




Ativando hyrax
Ativando hyrax
Após inserir a chave no buraquinho, faz o giro para trás e tira a chave na posição final, para não correr o risco de desfazer a volta. Na primeira volta senti uma pressão muito grande nos dentes e na face, cheguei a pensar que tinha feito uma volta maior do que a recomendada e olha que ainda faltavam mais 3 voltas e elas deveriam ser seguidas. Na segunda volta a pressão aumentou e assim foi até a quarta volta. Meus dentes ficaram latejando e sentia um pouco de pressão na face. Mas assim, nada de dor, só um desconforto e estranheza pela novidade. Tomei um remédio para dor (paracetamol) e fui dormir.




Repeti o procedimento nos outros dois dias, apenas na última ativação que senti um desconforto maior num dente específico. Não foi dor, apenas uma sensibilidade maior, logo passou. Nesses último dias, consegui ativar sozinha, contei com a ajuda de uma lanterninha para iluminar o buraquinho.

No dia 21/01/15 retornei ao consultório com intuito de travar o aparelho. Terei que ficar mais uns 5 meses usando o aparelho travado, isso ocorre com o objetivo de "calcificar" a mudança. Fazendo com que o dentes não voltem a ser como antes. 

Após análise do dentista, foi constatado que a abertura não foi suficiente, ele fez mais 5 ativações na hora e me passou mais 2 dias de ativações. Voltarei no consultório no dia 23/01/15 para nova análise e espero travar o aparelho.

Como funciona o aparelho Hyrax


Este vídeo ilustra muito bem o funcionamento do aparelho hyrax. Clique e confira: