segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Aparelho Hyrax Travado

Olá!

Nos últimos dias a pressão estava aumentando bastante e após 7 dias de ativação do aparelho, finalmente o dentista o travou no dia 23/01/15.

Fiquei aliviada de não ter que ativá-lo mais :-)
Conforme falei, não que a dor seja imensa, é mais um desconforto.

O dia a dia com o Aparelho Hyrax 

Eu estava com muito receio sobre como seria usar o aparelho, eis como tem sido minha experiência:

Fala:  Tive pouca alteração. Quase imperceptível depois de alguns dias. Quando tenho alguma reunião e preciso falar um pouco mais rapidamente e alto, sinto um pouco mais. Mas depois de um tempo você acostuma, acredito que é melhor quando começa a esquecer que está usando o aparelho. Assim, fala sem receio. Tenho um pouco de dificuldade com palavras com as letras "g" e "j".

Dor: Senti bastante pressão nas últimas ativações, não é bem uma dor... apenas um latejar nos dentes/gengiva. Sempre ativei um pouco antes de dormir, então eu dormia e no dia seguinte já estava normal. No meu aparelho foram colocados uns "braquetes" (é o mesmo utilizado no aparelho convencional) que me incomodaram 1 dias apenas. Usei uma cera (comprada na farmácia mesmo) que ajudou bastante.

Alimentação: Sem dúvida,  a alteração mais perceptível. Nos primeiros dias, estranhei bastante. Só consigo mastigar de um lado de cada vez, a comida frequentemente sobre pra cima do aparelho e fica presa entre ele o o céu da boca. Por enquanto não consigo comer nada que seja mais rígido (ex: bife de boi). Sinto dor quando mastigo com mais força em alguns dentes específicos. Dicas alimentação: Coma alimentos macios como arroz, feijão, batata, cenoura, macarrão - tudo muito bem cozido. Sobre carnes - evite carnes de boi que são mais duras, dá muito trabalho pra comer e você acaba não sentindo o gosto direito. Opte por peixe e frango ( nada a milanesa). Sempre corte e amasse os alimentos antes de colocar na boca. Com o tempo se acostumará e a comida ficará menos presa no aparelho.

Higienização: Minha boca nunca esteve tão limpa! É bem comum que fique algum alimento preso no aparelho e você pode não perceber, ou perceber (para seu tormento.. rs). Algumas coisa você consegue tirar com a língua mesmo, mas é bom tomar cuidado, com o tempo a língua pode ir se ferindo por fazer esse movimento repentinamente (isso não aconteceu comigo ainda). Tomar água é o melhor remédio, durante e após as refeições. Sempre bebo água e dou aquela agitada na boca. Depois disso, passo fio dental em todos os dentes (exceto os que estão com o aparelho, o fio não entra). Às vezes consigo passar o fio por cima do aparelho, perto do céu da boca, mas é bem difícil, mesmo com aquele "facilitador", e ele acaba retirando algo. Escovo os dentes da forma correta (como nunca fiz na da vida) - de baixo pra cima, de cima pra baixo. Escovo bem o aparelho, nada de força, apenas com bastante repetição. Depois uso uma seringa (você pode comprar na farmácia - tire a agulha ok?) com água pra tentar remover algo com a pressão do jato. Após isso, encho a seringa com enxaguante bucal e jogo direto no aparelho, fazendo bochecho. Entre os processos, vou usando o limpador de língua, ele é ótimo pra higienizar, pois o aparelho atrapalha um pouco para cuspir. Depois dessa maratona, dentes limpos como nunca! =E

No mais é isso! Tenho retorno no dia 09/02/15 para colocar o aparelho na parte superior. Optei pelo aparelho auto-ligável, cujo o tratamento é tido como mais eficiente. Nos próximos posts falarei sobre minha experiência com ele. Até lá!