terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ativando o aparelho Hyrax

Olá todos!

Conforme post anterior, coloquei o aparelho Hyrax no dia 16/01/15, no mesmo dia o dentista já fez uma ativação do aparelho e me ensinou como fazer. Você recebe uma chavinha que fará a rotação do parafuso que fica no meio do aparelho. O número e período de ativações depende muito de cada caso e da forma de trabalhar de cada dentista.

No meu caso, iria fazer 4 ativações de uma única vez por 4 dias (considerando que no dia da colocação já foi ativada 1 vez, então seriam + 3 dias ativando). Ficaria então:
4 ativações no dia 17/01
4 ativações no dia 18/01
4 ativações no dia 19/01

Sobre a ativações:

Chave hyrax
Quando fiz a ativação lá no consultório achei bem tranquilo. Eu estava deitada, com um espelho bem posicionado e com muita iluminação. Já em casa senti um pouco de dificuldade. O aparelho fica bem em cima, no céu da boca, você tem que levantar bem a cabeça pra ver, mas quanto mais levanta a cabeça, mais seus rosto, nariz.. fica na frente dos olhos na direção do espelho. 

Tive que contar com a ajuda de outra pessoa para encaixar a chavinha no buraquinho, após isso eu fazia o giro. A chavinha é essa: 
O dentista marcou um posição como base, você deve segurar a chave como se fosse uma pinça, com os dedos polegar e indicador, o restante dos dedos fica mais esticado, pois assim você enxerga melhor e não coloca todos os dedos na boca.




Ativando hyrax
Ativando hyrax
Após inserir a chave no buraquinho, faz o giro para trás e tira a chave na posição final, para não correr o risco de desfazer a volta. Na primeira volta senti uma pressão muito grande nos dentes e na face, cheguei a pensar que tinha feito uma volta maior do que a recomendada e olha que ainda faltavam mais 3 voltas e elas deveriam ser seguidas. Na segunda volta a pressão aumentou e assim foi até a quarta volta. Meus dentes ficaram latejando e sentia um pouco de pressão na face. Mas assim, nada de dor, só um desconforto e estranheza pela novidade. Tomei um remédio para dor (paracetamol) e fui dormir.




Repeti o procedimento nos outros dois dias, apenas na última ativação que senti um desconforto maior num dente específico. Não foi dor, apenas uma sensibilidade maior, logo passou. Nesses último dias, consegui ativar sozinha, contei com a ajuda de uma lanterninha para iluminar o buraquinho.

No dia 21/01/15 retornei ao consultório com intuito de travar o aparelho. Terei que ficar mais uns 5 meses usando o aparelho travado, isso ocorre com o objetivo de "calcificar" a mudança. Fazendo com que o dentes não voltem a ser como antes. 

Após análise do dentista, foi constatado que a abertura não foi suficiente, ele fez mais 5 ativações na hora e me passou mais 2 dias de ativações. Voltarei no consultório no dia 23/01/15 para nova análise e espero travar o aparelho.

67 comentários:

  1. perdir a chave do aparelho hyrax o que eu faço? tem como comprar outro? pfv me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu quebrou a ponta não sei como kkkkkkjjk

      Excluir
    2. É só vc voltar no consultório que eles lá irão lhe entregar outro

      Excluir
    3. É só vc ir ao consultório eles dão outro

      Excluir
  2. Coloquei o meu ontem , o dentista me explicou como ativar , hoje tentei várias vezes e não consegui !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem ! Olha as vezes é um pouco difícil mesmo eu confesso mais se tiver mais alguma dúvida da uma passadinha lá https://youtu.be/OULT_bO-74g

      Excluir
  3. Coloquei o meu hoje não consigo entender pq a médica mandou eu ativar uma vez por semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, me tire uma duvida se puder.
      Como é o pós operatório ?
      Vou conseguir trabalhar, ja no dia seguinte ? ou preciso de alguns dias em casa ?

      Excluir
    2. A minha também me falou pata ativar apenas 2 vezes por semana uma na sexta e outra na segunda achei q fosse a única que náo ativa diariamente

      Excluir
  4. Coloquei o meu hoje caramba muito estranho, não consigo comer direito e nem fala as vezes falo me babando kkkkkk nao da pra cuspi kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Coloquei o meu hoje caramba muito estranho, não consigo comer direito e nem fala as vezes falo me babando kkkkkk nao da pra cuspi kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Coloquei o meu hoje caramba muito estranho, não consigo comer direito e nem fala as vezes falo me babando kkkkkk nao da pra cuspi kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Railson, me tire uma duvida se puder.
      Como é o pós operatório ?
      Vou conseguir trabalhar ja no dia seguinte ? ou precisa de alguns dias em casa ?

      Excluir
  7. Minha filha colocou esse aparelho ha uns três meses, mas achei algo estranho em uma determinada consulta...ele ficou irritado.. e logo o vi retirando as pernas dele com alicate e fixou apenas nos últimos dentes, e travou... mas percebi que os dentes dela voltou do mesmo jeito que antes.. me parece que ele quebrou e não quer colocar outro.. alguém sabe se esse procedimento e certo.. acho que o aparelho deveria estar completo..

    ResponderExcluir
  8. Vou usar o haas....mas será que vou ativar sozinha ou no dentista...não sei mas tomara que eu não sinta dor....se puder me respondam....o aparelho haas dói ou apenas causa um desconforto?obrigada

    ResponderExcluir
  9. Alguém por favor pode me tirar uma duvida ??
    Como é o pós operatório ?
    Vou conseguir trabalhar já no dia seguinte ? ou precisa de alguns dias em casa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se faz a expansão cirúrgica assistida precisamos de no mínimo 15 dias de repouso, no meu caso não por sentir dor, mas pq depois do quinto dia da realização da cirurgia fiquei com o rosto mito inchado.
      Sem contar que quando começamos a ativar o hyrax o diastema (espaco) vai aumentando cada dia mais o que é bem tenso e esteticamente bem feio.
      Mas vale a pena.

      Excluir
  10. Também estou usando o aparelho hyrax e sinceramente meus dentes não estão nada legais por isso quis colocar aparelho para endireita los. vou fazer o acompanhamento desde o inicio em que coloquei meu primeiro aparelho que é o hyrax até o final. caso alguém queira acompanhar este é meu end. http://pamallenblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A minha dentista disse que tenho que fazer isso de manhã e à noite, só que ñ sei quantas voltas tem que dar nessas duas ativações me respondam por favor

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Cara coloquei o meu anti-ontem, eu tenho que ativar uma vezona por dia, mas minha mãe esqueceu como que ativa, ela não sabe se deve empurrar o aparelho para cima (céu da boca) ou para baixo em direção a língua) pfv me ajudem

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Coloquei o hyrax mas só está movendo um lado so.o q pode ser isso

    ResponderExcluir
  17. Coloquei esse aparelho já tem 1 mês... Ontem meu dentista ativou pela primeira vez e não preciso ativar em casa...será que assim demora mais?

    ResponderExcluir
  18. Coloquei dia 03 de julho mas é MT ruim..MT desconforto mds .se alguém tiver usando chama no whats troca experiência 033999945128..

    ResponderExcluir
  19. Minha filha colocou tem duas semanas ela sente dor até na face quando eu ativo será q é normal ela so tem oito anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbm tem 8 anos e colocou tem 4 dias, ativo 2 vzs ao dia. So no primeiro e segundo dia ela sentiu dor, hj ela só diz que tem desconforto quando ativo, mas nao reclama de dor. Essa dor que sua pequena sente é normal pois está mexendo com todo maxilar dela.

      Excluir
  20. Olá pessoal estava vendo os cementarios AKi,eu coloquei o aparelho no céu da boca,eu consigo comer só batido no liquidificador.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!Meu filho colocou hoje esse aparelho e alguém sabe me dizer como deve ativar ele..Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Oiê coloquei o hyrax faz duas semanas e vou lá segunda mais a dentista não me explicou se vai tirar e não mandou eu ativar em casa e eu NN tô conseguindo me acostumar já vai fazer mais de dez dias

    ResponderExcluir
  23. Coloquei esse hyrax quinta- feira dia19 abril e o meu eu dou uma volta em casa mesmo, só que o meu maxilar foi e estou com a língua muito ferida é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi relatos de pessoas que ferem a língua com o Horácio, procure não ficar passando a língua, principalmente na parte aonde encaixa a chavinha, beba bastante água, água gelada ajuda tbm

      Excluir
  24. Estou a 4 dias com o Hyrax, tenho 31 anos e mesmo com o desconforto e a pressão ao ativar duas vezes antes de dormir, estou me adaptando bem, na minha opinião a pior parte foi as borrachinhas para a separação dos dentes antes de tirar o molde, estou comendo de vagar e optando por alimentos mais moles, não achei tão ruim como falam! Boa sorte p vcs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não é tão ruim igual muitos falam coloquei tem 1 mês e pouquinho e me adaptei muito rápido

      Excluir
  25. Estou a quase dois meses com o hyrax. Comecei ativação semana passada (será 1 vez por semana, a princípio) porém esqueci como ativar para abrir. Comer normal, só enrosca muita coisa. E comida dura não da, adeus torresmo. Rs
    Queria saber em média quanto tempo costumam ficar com esse aparelho?
    E ahhhh minha língua tá toda ferida já, faz muita pressão, até dor de garganta estou sentindo 😩

    ResponderExcluir
  26. Gente, minha filha está usando o HAAS. Ativando em casa uma vez de manhã e outra à noite. Ontem percebi uma mega diferença no nariz dela. Parece que a pele está sendo puxada junto, então o osso ficou mais evidente e ficou um calombo. Tô desesperada. Será que corre o risco de alterar o nariz para sempre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui na dentista, que me disse que nunca teve um caso de nariz mudar por causa do aparelho, mas me falou para consultar um otorrino. Ai, ai...

      Excluir
  27. Minha filha faz ativação duas voltas duas vezes ao dia durante5 dias e depois mais 4 dias com uma volta duas vezes ao dia
    Ela sente dor durante uns minutos e depois passa
    Estou com muita dó dela 😢

    ResponderExcluir
  28. Meu filho está usando já faz um mês,e está dando super resultado,eu ativo durante sete dias,antes da consulta, começou com duas ativações,agora vai ser só uma por dia,meu filho reclama só do desconforto mesmo,nada demais!

    ResponderExcluir
  29. Coloquei o hyrax dia 09/09/2019 e achei uma coisa estranha, todos que vejo ja de cara começam a ativação na mesma semana que coloca porém eu só vou começar a ativação mês que vem, tipo, um mês depois de ter colocado.
    É normal? Se alguém puder me dar essa informação agradeço...
    Obs:terei que ficar pelo menos 6 meses usando esse aparelho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi comigo aconteceu a mesma coisa só ativei a 3 dias mas fiquei 1 mês sem ativar logo quando coloquei pensei que eu era a única que começou a ativar depois de um mês.

      Excluir
    2. Acredito que eles fazem isso para pagarem manutenção do aparelho a mais, pq por exemplo, coloquei o meu em uma quarta e na sexta comecei a fazer as ativações.

      Excluir
  30. Meu filho colocou há 2 semanas e tem 2 dias que tá sentindo dor na face e no nariz falei com a médica ela disse que é normal mas estou preocupada... o que aconteceu com sua filha vc levou ela no otorrino?

    ResponderExcluir
  31. Minha filha colocou ontem ativar 2×ao dia ela sentir um pouco de dor e desconforto considerando normal ,afinal as palavras saem com pronúncias erradas tadinha ela tem 8 anos .

    ResponderExcluir
  32. Boa noite coloquei o aparelho e ativo duas vezes de manhã e duas a noite todos os dias por 15 dias, mas aperto meu com a chave e passa umas meia hora ele está frouxo, não abriu a janelinha no dente não.

    ResponderExcluir
  33. Minha filha colocou a 15 dias acho super tranquilo ativo 2 vezes ao dia e vejo bastante resultado

    ResponderExcluir
  34. Respostas
    1. Deve apertar de acordo com a recomendação do seu ortodontista.

      Excluir
  35. Ola pessoal
    Se você colocou o aparelho hyrax e tá super animado para tirar logo eu aviso NAO FAÇA MAIS ATIVAÇÕES QUE É PEDIDO. Mesmo que conheça alguém q fez isso e deu certo, você não é o coleguinha. E pode dar um problemão. Aconteceu isso cmg ENTAO ME ESCUTEM TAOKAY.
    P.s: não achei em nenhuma parte do Google que podia dar problema então resolvi avisar.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, será q alguém consegue me ajudar, coloquei o hyrax já faz 1 semana e meia e ontem quando fui apertar senti ele cravar na minha gengiva, dói muito, e como tivesse cravado no céu da minha boca.
    É normal, mais alguém sentiu isso?

    ResponderExcluir
  37. Fui no dentista dia 28 de janeiro e ele falou que não preciso mais ativar.até lá meus dentes da frente não estavam abertos,dia 7 de fevereiro abriu
    Aconteceu com mais alguém?é normal?

    ResponderExcluir
  38. Coloquei ontem porém tô com dificuldade de ativar não sei se puxo pra frente ou empurra para trás alguém me ajuda

    ResponderExcluir
  39. Meu filho tem 10 anos colocou o hyrax sabado e estou ativando 2 veses por dia
    Duas volta cada ativação e ja abriu bastante os dentes dele e tem que ativar ate dia 16
    Mas ele sente muita dor mas tipo 10 minutos que ativo ja passa a dor

    ResponderExcluir
  40. Eu preciso ativar o aparelho da minha filha duas vezes. Ocorre que devo ter feito a ultima ativacao incompleta e o furo que encaixa a chavinha nao esta visivel . Euuu mereço ne ? Tem como resolver em casa ou so a dentosta consegue ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ativei o meu e também aconteceu a mesma coisa e não sei o que fazer.

      Excluir
  41. Com essa pandemia de coronavirus a dentista da minha filha não irá atender e não de previsão de retorno.Será que dará algum problema essa falta de manutenção por esses meses?Estou preocupada pois ela está reclamando do aparelho.

    ResponderExcluir
  42. Coloquei meu aparelho faz uns 4 dias e ativo ele duas vezes por dia uma cedo e uma á noite (minha mãe me ajuda pq não consigo sozinha) e eu sinto um pouco de pressão nos dentes q por sinal dõe um pouco .
    E tenho dificuldade em limpar entre o céu da boca e o aparelho . Mas de resto e super normal , a alimentação muda totalmente , é sopinha , iogurte , só coisas ralas pois não consigo mastigar por conta dos ferros q ficam em meus dentes .

    ResponderExcluir
  43. Já faz 14 dias q estou ativando o hyrax , mais ainda não notei nada de muito diferente será q é normal ?

    ResponderExcluir
  44. Coloquei o hyrax fazem 6 dias e só tenho dor de cabeça. Domingo durante a ativação uma das bandas soltou do dente e passei muita dor e desconforto durante o domingos até a consulta segunda. O dentista não conseguiu colocar no lugar certo então colou um pouco fora do dente e ficou bem alto, impossível mastigar. Só engulo arroz mole. Ontem durante a ativação ouvi vários barulhos dentro da boca e quando fui escovar os dentes caiu muita cola. Hoje a noite durante a escovação, saiu o outro lado e tá doendo pra caramba. Minha consulta é só amanhã às 18:30. Vou pedir pro dentista tirar outro molde. Tem muitos comentários aqui e ninguém falando de descolar nada. Sinto muita dor no rosto ao fazer as ativações e meus dentes estão extremamente sensíveis. Tenho 25 anos, já usei aparelho há 3 anos atrás durante dois anos, e é meu primeiro contato com o hyrax. Preciso ativar duas vezes de manhã e duas vezes de noite. Completamente decepcionada com o tratamento até agora.

    ResponderExcluir
  45. Meu filho de 8 anos está com mcnamara e falaram para ativar apenas a cada 15 dias! Vi vídeos de clínicas e msg acima falando que ativam 2x por dia. Primeiro me falaram que em 8 meses ele não precisaria mais usar, já se passou um ano e aumentaram mais 3 meses (que tive que pagar). Temos que pesquisar, perguntar e ficar atentos, pois no meu caso vi que fui enganada para ganharem mais $$$. Passarei a ativar 2x por dia até a próxima consulta.

    ResponderExcluir
  46. Eu não estou conseguindo ativar o meu aparelho, coloquei hoje

    ResponderExcluir
  47. Comecei a ativar dia 10 , a consulta é dia 25... mas travou não gira a chave tá duro a última virada qse quebrei a chavinha

    ResponderExcluir